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Esquema de análise e justificação de resultados



Como analisar um negócio e justificar os resultados obtidos.


À primeira vista pode parecer fácil mas existem, como em tudo o que fazemos,  algumas noções que é necessário ter e linhas que devemos seguir.

O que escrevo aqui não é uma ciência mas devemos pelo menos seguir estes pontos.

  • Análise dos resultados obtidos
-Analisar as vendas obtidas:

Idealmente ter um quadro onde devemos ter.
«»Vendas reais
«»Vendas projectadas
«»Vendas YTD (vendas reais do mesmo período no ano anterior)
«»Numero de transacções realizadas
«»Vendas médias por compra

Isto vai permitir fazer comparações e perceber situações de melhoria na nossa operação tendo em conta o objectivo que queremos.
Existem momentos em que podemos querer crescer em €, outros aumentar as transacções para dar a conhecer o negócio etc...

  • Valorizar o stock no momento
Para termos uma ideia do investimento que temos em stock e, ao mesmo tempo, perceber quais os produtos que se convertem mais facilmente em vendas, a alteração nos preços dos produtos/matéria prima e entendermos onde podemos reduzir despesas desnecessárias e fazer o nosso investimento evoluir ainda mais.

-Para este ponto estar certo devemos ter as transferências de, e para, o seu negocio corretas e actualizadas.
-Devemos ter inventários rigorosos e realizados periodicamente, para podermos cruzar dados de momentos diferentes  

  • Analisar perdas
Neste ponto devemos fazer uma observação mais abrangente e não linear porque pode acontecer, em alguns casos, que estejamos focados numa determinada rubrica e no fim podemos perder hipóteses de melhoria que só vão resultar em desperdício de €.

«»Temos de analisar o FoodCost do produto e a sua quantidade para entendermos onde melhorar.
Exemplo:
22un pão x 0.30€= 6.60€
3un de farinha 5kg x 3.10€= 9.30€

Depois de chamar a atenção é óbvio que temos de controlar melhor a farinha que estamos a usar e evitar o seu desperdício pois no final o seu € é superior ao do pão, contudo se somente estivermos a ver "un" poderíamos ignorar a farinha e focar no desperdício do pão porque a quantidade é bastante superior.
É uma análise que tem de ser completa ou podemos perder ainda mais, no futuro, com planos de acção ineficazes.


  • Análise ao desvio 
Tal como no ponto anterior é uma análise que depende de um controlo apertado, se algum dos pontos anteriores não estiver correto vai influenciar o desvio e a sua análise.
Se todos os pontos anteriores estiverem correctos, e foi por esse motivo que estão por  essa ordem, já conseguimos descobrir quais produtos/matéria prima que estão realmente em desvio e definir um plano de acção para melhorar e evitar a fuga de € no nosso negócio.

-as perdas devem também estar bem registadas ou corremos o risco de ter uma analise incorrecta e um desperdício de tempo desnecessário. 
-As transferências de, e para, o seu negocio corretas e actualizadas. 

  • Recursos Humanos
Guardar um registo do numero de pessoas que estão a trabalhar connosco.
E não estou a ser presunçoso e a afirmar que todos temos de ter negócios com cem colaboradores, mas antes que devemos ter um registo de saída e entrada de pessoas (turnover), porque este é um dos pontos mais importantes do negócio, os colaboradores, são eles que fazem o negócio avançar porque sozinhos estamos limitados e, porque no fim de contas quanto mais existirem rotações de colaboradores menos € estão a entrar no negócio e mais € estão a ser desperdiçados.

Este é um tópico que pode ser longo e guardo para outro Post, mas a base de uma análise é esta.


Obrigado e caso queiram sugerir/corrigir algo deixem um comentário ou enviem um email.

Boa gestão...



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